Publicidade

quinta-feira, 27 de setembro de 2012 Diversos | 13:12

Vale a pena proibir a recepção de toque?

Compartilhe: Twitter

A FIVB mudou esta semana algumas regras do vôlei. Agora, segundo informações do site Melhor do Vôlei será infração recepcionar de toque. O que você acha? Vale a pena essa alteração?

Alguns jogadores comentaram a notícia no Twitter. “Pra mim estamos dando um passo para trás! Minha opinião!”, escreveu William, levantador do Sada/Cruzeiro. “Voltaremos ao voleibol romântico com o passe sendo feito só com a manchete. Minha opinião é favorável a esta regra nova tb pq não passo!!”, postou o central Gustavo do Canoas Vôlei.

Não gostei muito da mudança, não. O passe de toque acelera a jogada, faz a bola já chegar alta e mais rápida às mãos do levantador. E acho que as jogadas mais bonitas são essas, aceleradas. No caso dos saques flutuantes ou balanceados, esperar a bola cair para executar a manchete vai fazer o time perder alguns segundos importantes na armação. Claro, é o levantador quem tem que ter habilidade para impor velocidade e tal, mas acho que o toque pode ajudar um pouco.

Porém, nos últimos anos, cada vez mais se fala em jogo rápido, em dificuldade para marcação da arbitragem… Mas porque não investir em tecnologia ou invés de mudar uma coisa que está funcionando bem? Também já tentaram “segurar” o jogo impondo que o primeiro ataque fosse feito apenas do fundo. A regra valeu em um Mundial de Clubes e não foi para frente. Vamos ver o que acontece com essa agora…

Será que Ary Graça, agora presidente da FIVB, aprova tudo isso? Se a regra pegar, as escolinhas de vôlei terão que dar mais valor à manchete. E por um lado, isso pode ser bom. Vemos muitos jogadores que são fracos no passe e terão que investir cada vez no fundamento, afinal, muitas vezes é simples colocar a bola na mão do levantador de toque do que manchete.

A outra mudança é em relação ao cartão amarelo, que não vai mais significar ponto direto para o adversário. Acho que isso não interfere tanto no jogo, basta ver como os árbitros vão segurar os ânimos da galera em quadra.

Autor: Tags: , , , , ,

4 comentários | Comentar

  1. 24 Max Martin 28/01/2013 10:34

    SOU CONTRA PROIBIR A RECEPÇÃO DE TOQUE.
    É voltar para trás. Sou a favor da recepção de toque. Acho que tem que exigir que o toque na recepção seja limpo e bem encaixado. Investir em tecnologia também é necessário, as jogadas estão cada vez mais rápidas, um sistema como no tênis seria bem vindo em caso de dúvidas, mas com um limite de solicitações. Senão fica cansativo demais.

  2. 23 LEOO 04/10/2012 10:28

    OTIMA NOTICIA!!! Proibir o toque na recepcao do saque foi a melhor noticia nas regras do volei dos ultimos tempos! A recepcao de toque e’ feia, deixa o volei horroroso, se torna um festival de carregadas, conducoes medonhas que deixava o jogo parecendo “VOVOLEI”. No volei de praia nao e’ permitido receber o saque de toque e o passe fica mais bonito, no volei de quadra as carregadas da recepcao de toque estavam tornando o esporte ridiculo: PARABENS P/A FIVB PELO BOM SENSO!!!

  3. 22 Raimundo 30/09/2012 21:08

    Sou favorável.
    Acho que vai ter mais pontos de saques.
    Depois proibir o saque viagem.

  4. 21 SOU CONTRA A RECEPCAO DE TOQUE 29/09/2012 20:53

    Boa Noite, Aretha! Sou contra a recepcao de TOQUE, simplesmente pq o jogo estava ficando “horrivel” com muitas CONDUCOES, CARREGADAS e 2 TOQUES acontecendo nessas recepcoes de toque: isso estava destruindo a beleza do voleibol… Exemplo mais HORROROSO dessa RECEPCAO DE TOQUE eram as ENORMES CARREGADAS que o cubano CAMEJO dava jogando pelo VOLEI FUTURO. O CAMEJO so’ recepcionava dando carregadas e eu achava horrivel. Em prol de um voleibol mais limpo e classico sou CONTRA A RECEPCAO DE TOQUE.

    • eu sou a favor da recpisao de toque 08/10/2012 23:05

      vc joga volei para seber q na primeira bola n existe 2 toque aquilo nao é conducao e o volei cuba a equipe mais forte no meu ver que tem jogar titular com 18 anos 17 anos um dos melhor ponteiro que ja existio no mundo leonel marshal tambem era cubano e hj tem o leon com apenas 18 anos ja ta entre os melhores ponteiro do mundo e aquilo n é conducao é arte do voleibol

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.