Publicidade

terça-feira, 24 de novembro de 2009 Seleção masculina | 11:38

Os melhores da Copa dos Campeões

Compartilhe: Twitter

A seleção brasileira masculina faturou o tricampeonato na Copa dos Campeões, mas quem roubou a cena foi um cubano, pelo menos nos prêmios individuais. Roberlandy Simon, de 22 anos, carrega a faixa de capitão da seleção caribenha, é a cara da nova equipe e foi eleito o melhor jogador do torneio, o melhor bloqueador e o dono do melhor saque.

Simon mantém a tradição recente de Cuba de um jogador de meio como capitão do time. Segundo o site da Federação Internacional de vôlei, ele é a cola que mantém a equipe unida. Além de comandar o time, o jogador é destaque em todas as posições e, por isso, o título merecido de melhor do campeonato. Ele fechou a Copa dos Campeões com a média de um bloqueio por set e fez 16 aces. Só para lembrar, o torneio só teve cinco jogos. E Simon ainda reclamou porque queria ser melhor no ataque. Esse cara promete! A seleção de Cuba promete! É um time jovem, com jogadores fortes e altos. Se Simon já está assim agora, imagine com mais experiência? E o jovem Leon, de 16 anos e um foguete nas mãos? Vem coisa boa por aí…

Pai e filho campeões no Japão - Divulgação

Pai e filho campeões no Japão - Divulgação

Para o Brasil, Serginho, que já está acostumados aos prêmios, levou de melhor líbero. Já Bruninho foi a surpresa como melhor levantador. Sim, a Copa dos Campeões é um torneio de poucos times e não reúne todos os melhores do mundo. Não sei se ele venceria o páreo com Ball (Esatdos Unidos), Grbic (Sérvia),Pujol (França) ou Falascia (Espanha). Mas o brasileiro mostrou amadurecimento. Tem a ousadia para acelerar as jogadas e a segurança do entrosamento com os companheiros da Cimed, como Lucão. Além disso, está jogando solto com peças fundamentais no Brasil como Giba, Murilo e Leandro Vissotto. Ele mereceu o reconhecimento.

E para fechar, os donos da casa. Os japoneses, que também mostraram que estão aí para brigar nesse novo ciclo, levaram os prêmios de melhor atacante, com Tatsuya, e maior pontuador, com Shimizu. O segundo mereceu porque dá pancada e coloca a bola no chão de qualquer lugar da quadra. Já o prêmio de atacante poderia ter vindo para um brasileiro pelo desempenho geral no torneio. Leandro Vissotto teve uma segurança incrível em quadra e Giba jogou como um menino, virando tudo o que recebia com muita inteligência. Eles não levaram os prêmios individuais, mas sabem muito bem o que podem fazer. E a seleção brasileira agradece!

E você? O que achou dos prêmios da Copa dos Campeões? E o que achou da campanha do Brasil? Deixe o seu comentário!

Autor: Tags: , , , , , , , , ,

8 comentários | Comentar

  1. 8 Newton Carvalho 25/11/2009 11:49

    Creio que em termos de levantadores, a seleção masculina está melhor servida que a seleção feminina.

    As levantadoras Dani Lins e Ana Tiemi em termos de experiência e maturidade se equivalem.

    Vejo que o Bruno está em um nível acima das duas e tem apoio de levantadores experientes como o Marlon e o próprio Raphael.

    Por acaso ontem assisti ao VT da final do campeonato paulista feminino, entre Sollys/Osaco e São Caetano.

    Olha, fiquei impressionado com a Carol Albuquerque. Tudo bem que na seleção ela era reserva, pois a Fofão dispensa comentários.

    Não seria o caso do Zé Roberto ter uma conversinha com ela? Acho que a presença da Carol Albuquerque facilitaria o processo de transição para as duas levantadoras novatas.

    O que vocês acham?

  2. 7 João 25/11/2009 9:49

    Aretha, você acompanhou o sortei do mundial feminino do ano que vem? O que achou dos grupos? Ainda não foi definido o regulamento?

    • Aretha Martins 25/11/2009 12:36

      Resposta do Mundo do Vôlei

      Olá, João

      Eu vi os grupos, mas com dia corrido da redação não consegui escrever… Desculpe! Coloquei agora há pouco um post sobre isso. O Brasil está em uma chave chata, com Itália, que dispensa comentários, e Holanda, que foi bem no Grand Prix e no Europeu. República Tcheca e Porto Rico devem ser mais simples…

      O regulamento está na página da Federação Internacional (http://www.fivb.org/EN/Volleyball/Competitions/WorldChampionships/2010/Women/Formula.asp). Os times são divididos em quatro grupos na primeira fase. Na segunda, os quatro melhores foram dois grupos. Desses, os melhores fazem a semifinal e, depois, a final, tudo em jogo único.

      Abraços e continue comentando

      Aretha Martins

  3. 6 Maria 24/11/2009 21:56

    Quando que os jogadores da cimed que jogaram na copa dos campeos voltam para Florianopolis? Qualsera a data do desenbarque deles em SC?

    • Aretha Martins 24/11/2009 23:14

      Resposta do Mundo do Vôlei

      Olá! Os jogadores chegam na manhã desta quarta a São Paulo e acredito que já devam voltar para casa…

      Abraços e continue comentando

      Aretha Martins

  4. 5 queline 24/11/2009 19:04

    essa aretha ñ sabe nada daqui a pouco vai falar q grankin ,zagumny ,zhekov ,vermiglio ,etc são melhores q bruno, marlon, marcelino, rafael vc aretha tem q assistir um pouquinho de volei e valorizar nossos campeões.

    • CARLOS 24/11/2009 20:38

      Vai com calma. Ela só citou outros atletas que são realmente bons e que poderiam ganhar o prêmio. Bruno ainda tem que evoluir, apesar se continuar assim, será o melhor.

      Mas do que adianta prêmios individuais se o melhior é o degrau mais alto do pódio?

      Tirando esse blog, onde vc pode comentar sobre volei com alguém que realmente se importa com este esporte?

      Peço desculpas por vc! Aretha continue com seu bom trabalho!

    • Aretha Martins 24/11/2009 23:20

      Reposta do Mundo do Vôlei

      Olá

      Obrigada, Carlos! Você entendeu o que quis dizer e que pode ter ficado mal explicado no texto. Apenas citei levantadores que tiveram seus bons tempos em suas seleções. Puyol já deu muito trabalho na França ao lado de Antiga, inclusive para o Brasil. O próprio Bruninho já elogiou o trabalho de Falasca. E Ball e Grbic são praticamente unanimidades!
      E reconheço sim o trabalho dos brasileiros. Marlom é perfeccionista nos movimentos, mas perde na ousadia para Bruno e Raphael. E Ricardinho, com tudo que o que fez em quadra pela seleçao e ainda joga na Itália, é um excelente levantador.
      Bruno levou o prêmio, que foi merecido, e ainda é novo e vai evoluir mais!
      Todos os titulos mostram a posição da seleção, não tenho que defender ou não…

      Abraços

      Aretha Martins

  5. 4 queline 24/11/2009 18:51

    eu ñ concordo com vc aretha pois puyol jogou um ano na italia e os cara da treviso ñ quer ele nem pintado de ouro no pergunta ao gustavo e ao renan q foi treinador dele lá campeonato europeu a frança foi segundo e ele nem era titular presta atenção nunca levou a frança a lugar nenhum, falasca com seu 37 anos quem ouviu falar no cara ele tá lá no iskra mortinho fala sério para, eu só concordo com vc em relação ao grbic e o ball mais todos no mesmo nivel já estão velho, isso pq nos brasileiros só achamos o pessoal de fora q são os bons e os nossos atletas campeões q ñ prestão fala sero puyol falasca tá de brincadeira força seleção vcs são os melhores.

  6. 3 Junior 24/11/2009 15:00

    O comentarista do Sportv falou que o dinheiro que o Brasil ganha é dividido entre jogadores e comissão técnica. Quantas pessoas ao final dividem esse prêmios?

    Em Cuba, você tem informaçâo sobre como é realizado a divisão da grana? Vi em entrevista que o jovem Leon gostaria de comprar um carro.

    Como está a situação dos atletas de vôlei cubanos, eles podem ir jogar na europa? com permissão, legalmente.

    Tente descobrir de como é feito a divi~soa dos prêmios em dinheiro em CUBA.

    Por favor me avise pelo e-mail sobre sua resposta.

    Júnior

  7. 2 Junior 24/11/2009 14:54

    Gostei da Copa dos Campeôes. Colega, vc sabe informar referente aos prêmios individuais na Liga Mundial Volei 2009, quais foram as categorias que o Cubano Simon foi premeado? e quanto ele recebeu em dinheiro?

    No site da FIVB, na estatistica, Simon aparece em 2° como bloqueador, mas vi em outro site que ele foi o melhor bloqueador. Enfim qual o certo.

    E quanto cada jogador ganhou em dinheiro na Liga Mundial?

    Aguardo,

    Júnior

    • Aretha Martins 24/11/2009 16:00

      Resposta do Mundo do Vôlei

      Oi, Junior

      Simon levou os prêmios de melhor atacante e melhor bloqueador na Liga Mundial deste ano. Leon foi o melhor saque. O líbero Verbov, da Rússia, terceira colocada na competição, foi o melhor líbero. Os sérvios Grbic e Miljkovic foram, respectivamente, escolhidos como melhor levantador e maior pontuador.

      É costume na seleção brasileira dividir o valor do prêmio entre todos os jogadores e comissão técnica. Não sei como isso é feito em Cuba. E acho que os jogadores de lá ainda não podem atuar na Europa e na seleção.

      Abraços e continue comentando!

      Aretha Martins

  8. 1 Marcos Gomes 24/11/2009 14:33

    Essa seleção vale mais do que qualquer prêmio, parabéns Bernadinho pela nova geração.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.